Reposição de estoque: como elaborar uma estratégia vencedora

Reposição de estoque: como elaborar uma estratégia vencedora

Fazer a reposição de estoque é muito mais do que meramente comprar novas mercadorias para revender: é preciso ter uma estratégia para evitar prejuízos e não perder vendas.

Um dos princípios do varejo é que, sem mercadorias para revender, o negócio não vai para frente. Afinal, é dessa operação que as empresas varejistas vivem! Não é à toa que o controle de estoque é tão importante nesse ramo.

Apesar disso, não é raro encontrar empreendedores do ramo que subestimam a importância de uma boa estratégia de reposição de estoque. Eles geralmente se limitam a comprar os itens que estão perto de acabar com base em seu instinto.

Nada mais equivocado! Se você tem conduzido as compras assim em seu estoque até agora e nunca passou por aperto, nossa mensagem é: nunca se sabe. O que vai acontecer caso seu fornecedor aumente os preços de uma hora para a outra? Ou, ainda, se a demanda aumentar repentinamente? Um simples imprevisto pode te levar da calmaria ao caos total!

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Por que ter uma estratégia de reposição de estoque é importante?

reposicao de estoque
Manter os itens que a sua loja vende sempre disponíveis é mais trabalhoso e envolve mais fatores do que parece.

Não basta comprar. É preciso fazer isso de um jeito estratégico.

A reposição de estoque envolve muitos outros fatores além das compras em si: é preciso levar em conta a procura por seus produtos, o modo como os seus fornecedores operam, se a sua demanda é altamente sazonal ou não, etc. Sim, é complexo – mas está longe de ser impossível.

Como elaborar uma estratégia de reposição de estoque vencedora?

reposicao de estoque
A criação de uma boa estratégia de reposição de estoque exige tempo e a análise de muitos dados.

Para traçar uma estratégia de reposição ideal, que não vai te dar prejuízo nem te fazer perder vendas, é preciso tomar decisões de modo objetivo. Isso significa baseá-las em uma análise criteriosa dos dados disponíveis sobre o seu negócio.

Basta coletar informações passadas a respeito de compras e vendas e analisá-los, de modo a identificar padrões e tendências. Esse são alguns dos passos que você tem que seguir:

Faça a curva ABC de estoque

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Os produtos que têm uma fatia maior da sua receita de vendas devem receber atenção redobrada na estruturação da estratégia de reposição de estoque.

O Princípio de Pareto se aplica a muitas coisas no mundo dos negócios. A reposição de estoque não é exceção. Isso significa que 80% da sua receita de vendas é proveniente apenas de 20% dos seus produtos. Seu papel é identificá-los por meio da curva ABC de estoque.

Isso é muito importante, pois os itens A, como são conhecidos, merecem um cuidado especial com a estratégia de reposição. É lógico: se eles ficarem em falta, o impacto sobre o seu lucro será muito mais forte.

Trace a previsão de demanda

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Só é possível comprar um item para revenda se você souber qual será a procura por ele.

Antes de decidir como comprar, você tem que saber a quantidade de insumos da qual vai precisar, certo? Por esse motivo, a previsão de demanda é fundamental para traçar uma estratégia de reposição de estoque.

Há vários métodos para traçar sua estratégia de reposição de estoque. Você deve analisá-los para decidir qual mais se encaixa com a realidade do seu negócio: será que basta assumir que seu histórico vai se repetir ou é preciso levar em consideração as mudanças no cenário político e econômico? Só um estudo aprofundado pode dizer!

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Analise os seus fornecedores

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O lead time dos seus fornecedores é muito importante na definição da estratégia de reposição de estoque.

O comportamento dos seus fornecedores é de suma importância para definir a sua estratégia de reposição de estoque. Entre todos os aspectos envolvidos, o que merece mais atenção, nesse caso, é o lead time. Trata-se do tempo decorrido entre o início da ação (o registro formal do pedido) e a sua concretização (no caso, a entrega do pedido).

Quando ele é longo ou inconstante, você precisa ter mais atenção com a reposição de estoque para que imprevistos não zerem o nível do item e você não perca vendas. Quando ele é padronizado ou mais curto, a reposição de estoque fica bem mais simples e fácil.

Escolha o sistema de reposição de estoque (reposição contínua x reposição periódica)

Agora, é a hora de analisar os tipos de reposição de estoque e decidir qual é a melhor para você.

Isso significa que você vai escolher entre as reposições contínua e períodica:

A reposição contínua

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Caso você opte pela reposição contínua, comprará mercadorias sempre na mesma quantidade.

A reposição contínua prevê a compra de insumos em quantidades fixas, mas com periodicidade variável. Em outras palavras, os pedidos só são realizados quando necessário, cabendo ao gestor a definição do melhor timing.

Portanto, se você adota esse sistema de reposição de estoque, é fundamental calcular o estoque mínimo com exatidão. Também conhecido como ponto de pedido, este é o nível que, quando atingido, acarreta no pedido de reposição com o fornecedor.

Consequentemente, a reposição contínua exige um conhecimento aprofundado da realidade do mercado: é essencial saber qual é a demanda média pelo item, o tempo que ele leva para ser entregue e se os fornecedores realmente cumprem os prazos por ele estabelecidos.

A principal vantagem trazida pela reposição contínua é a economia de tempo, afinal, não será necessário calcular cada pedido feito: basta saber qual é o estoque mínimo e qual é a quantidade padrão em cada pedido.

Além disso, a reposição contínua traz mais flexibilidade. Como os pedidos não são frequentes, você pode adaptar o nível de estoque à demanda – o que é uma vantagem importante no caso de itens fortemente impactados pela sazonalidade.

Entretanto, ela também tem desvantagens. A principal delas é a impossibilidade de negociar preços mais competitivos com os fornecedores, já que os pedidos não são frequentes. Além disso, se o insumo estiver em falta no mercado, você não terá preferência dos provedores para adquiri-lo, ao contrário de quem compra sempre.

A reposição periódica

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Na reposição periódica as quantidades são variáveis, mas há uma periodicidade.

A reposição periódica é o método que prevê pedidos feitos em datas fixas, mas em quantidades variáveis. Ou seja: o nível no qual está o estoque não importa. Quando a data prevista para o pedido chega, ele é feito.

O único fator que não é pré-determinado é a quantidade de itens a serem pedidos: isso é estabelecido conforme o nível de estoque no dia do pedido. Uma solução de automação, que facilite o cálculo, é a melhor opção para agilizar o processo.

A principal vantagem da reposição periódica perante a contínua é a possibilidade de negociar os preços com os fornecedores. Afinal, se você é um cliente assíduo, eles vão querer que você continue assim, o que aumenta a margem para a negociação de preços mais competitivos.

Entretanto, os pedidos mais frequentes também trazem um risco: a possibilidade de o nível de estoque ficar mais alto que o aceitável é bem maior. Além de subir consideravelmente os custos de armazenagem, isso faz com que seu capital de giro fique congelado nela.

Calcule o estoque de segurança

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Mesmo com uma boa estratégia é importante ter um estoque de segurança para se proteger de imprevistos.

Com base em suas análises e decisões, você deve calcular seu estoque de segurança. Trata-se de um estoque extra, que você, na verdade, deve evitar usar a todo custo. A ideia é que, em caso de imprevistos que afetem o estoque, ele entre em ação para que você possa continuar vendendo sem problemas.

Pronto! Você tem uma estratégia de reposição de estoque vencedora 😉

Não se esqueça de revê-la e atualizá-la periodicamente, especialmente em caso de mudanças no mix de produtos ou em seu posicionamento de mercado.

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