Como fazer o plano de negócio de um restaurante? Um guia completo

Como fazer o plano de negócio de um restaurante? Um guia completo

Subestimado por muitos empreendedores, o plano de negócio de um restaurante é uma peça fundamental para ter um negócio lucrativo. Aprenda como fazer.

Para abrir um restaurante de sucesso, não basta saber cozinhar: para que o negócio seja lucrativo, é saber como administá-lo, estabelecer metas e se esforçar para atingi-las.

O problema é que os empreendedores raramente pensam nisso, e imaginam que basta oferecer pratos saborosos basta para que tudo dê certo. O resultado? Milhares de bares e restaurantes fechando as portas nos primeiros anos de atividade.

Começar um negócio sem nenhum planejamento aumenta muito as chances de ele se tornar financeiramente insustentável em pouco tempo. Ou seja: a preocupação em fazer o plano de negócio de um restaurante é a melhor maneira de começar o projeto com o pé direito.

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O que é um plano de negócios?

plano de negocio de um restaurante
O plano de negócio de um restaurante é uma espécie de trilha pela qual o negócio seguirá para crescer.

O plano de negócios de um restaurante é um estudo aprofundado tanto da concorrência quanto da ideia que o empreendedor teve.

Também conhecido como plano empresarial, ele é um estudo de fatores internos e externos, que busca traçar qual será a trajetória e a evolução do negócio. A meta é verificar sua viabilidade e lucratividade.

Para que serve o plano de negócio de um restaurante?

Pode-se dizer que o plano de negócio de um restaurante é um mapa que guia os proprietários a respeito de qual é o melhor caminho a seguir. Ele revela quais devem ser os investimentos prioritários e onde é possível cortar custos.

Só que não é só para isso que ele serve: o plano empresarial também funciona como um cartão de visitas do estabelecimento. Se você precisar de um financiamento, ele provavelmente estará na lista de documentos necessários para a aprovação do crédito. Quanto mais realista e sustentável ele for, maiores a chances de você conseguir a verba desejada.

Caso um novo sócio se interesse em entrar no negócio, ou você pretenda captar qualquer tipo de investimento, o plano de negócio também diz quais retornos ele pode esperar, e em qual prazo. Ele te dá muito mais credibilidade!

Como fazer o plano de negócios de um restaurante?

plano de negocio de um restaurante
A elaboração do plano de negócio de um restaurante envolve a criação da proposta do estabelecimento o estudo do cenário externo.

A elaboração do plano de negócio de um restaurante envolve muito trabalho e pesquisa, tal qual o de qualquer outro estabelecimento.

Especialistas chamam essa fase da abertura do negócio de planejamento. Recomenda-se que ela dure, no mínimo, seis meses.

Parece muito? Pois saiba que abrir um negócio sem planejar é como dar um tiro no escuro. Um passo em falso e você pode sentir as consequências disso por vários anos!

Confira o passo a passo para elaborar o plano de negócio de um restaurante e fazer um investimento mais seguro:

Os quatro P’s do marketing

O primeiro passo do plano de negócio de um restaurante é tirar a ideia da sua cabeça e colocá-la no papel. Sim, documentá-la é muito importante!

Mas você não pode fazer isso de qualquer maneira: é preciso ter um método e parâmetros. Usar os quatro P’s do marketing é uma boa maneira de começar. Eles funcionam assim:

  • Produto: qual é o produto/serviço que você vai oferecer? Pretende abrir uma pizzaria, um delivery de marmitex, um restaurante vegano ou de comida saudável? Descreva em detalhes!

  • Preço: é o quanto você pretende cobrar pelo produto ou serviço. Analisar estabelecimentos semelhantes é uma boa forma de encontrar uma média de preço. Também é importante definir qual é o público que você vai atender, já que isso tem uma grande influência sobre a precificação.

  • Praça: onde você pretende operar? Novamente, o público que você pretende atender é muito importante para a análise – um restaurante popular instalado em um bairro nobre dificilmente vai vingar, por exemplo.

  • Promoção: por último, mas não menos importante, defina como você vai divulgar o seu negócio. Afinal, como um novo estabelecimento, você precisa convencer o público de que a visita vale a pena! Dica: fotos de comida estão entre os materiais que mais geram engajamento nas redes sociais. Redes que valorizam imagens, como o Instagram, têm muito potencial para te trazer mais clientes.

Análise da concorrência

plano de negocio de um restaurante
É fundamental estudar a concorrência e saber a sua proposta tem condições de concorrer com a dos demais estabelecimentos.

Você tem certeza de que teve uma grande ideia? Pode ser que alguém a tenha tido antes de você! Ou, se aparentemente ninguém teve, isso pode ter um motivo.

É daí que vem a importância de analisar a concorrência. Investigue estabelecimentos que tenham uma proposta similar à sua e que, de preferência, operem próximos ao local onde você pretende abrir o seu negócio.

Estude e compare serviços e preços. Você acredita que pode competir com eles? Enxerga alguma oportunidade de negócio não explorada pelos estabelecimentos que já existem? Cruze tudo isso com os quatro P’s da sua ideia, para saber qual é o cenário com o qual o seu negócio terá que lidar.

Análise SWOT

Nessa etapa, você já definiu a proposta do seu negócio, sabe com quem vai competir e em quais condições. É a hora de cruzar os cenários interno e externo, para saber quais são seus pontos fortes e fracos perante a concorrência.

Você pode fazer isso de uma maneira muito simples e intuitiva, por meio da análise SWOT. Essa sigla inglesa significa:

  • Forças: são as suas vantagens perante os concorrentes e o cenário do mercado.

  • Fraquezas: são as suas desvantagens perante a concorrência. Se você estiver abrindo um novo restaurante, tenha certeza de que o fato de ser um estabelecimento jovem se enquadra nas fraquezas.

  • Oportunidades: são as brechas que você pode aproveitar. Pode ser um nicho de mercado inexplorado ou um serviço diferenciado, como o delivery, por exemplo.

  • Ameaças: as ameaças falam por si só. São os fatores que podem prejudicar o seu negócio de alguma forma. Por exemplo: se você for abrir um restaurante de cozinha étnica, algo bastante diferenciado, sempre há a possibilidade de o público não aceitar bem a proposta.

Você deve construir uma matriz que exponha todas essas informações. Seja franco: saber quais são os aspectos negativos é muito importante. Afinal, reconhecer um problema é o primeiro passo para lidar com ele!

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Plano financeiro

plano de negocio de um restaurante
É sempre bom ter um pouco mais de dinheiro do que a quantidade prevista, em caso de imprevisto.

Todo negócio é pensado para dar lucro. Portanto, um planejamento financeiro prévio à abertura é um ponto crítico  na elaboração do plano de negócio de um restaurante.

O ideal é montar planilhas para uma organização mais meticulosa. Você deve analisar os seguintes custos:

Investimento inicial

Ao abrir qualquer negócio, é fundamental saber quanto você vai ter que investir. A partir daí, você define se seus recursos próprios serão suficientes ou se um reforço será necessário.

No caso do plano de negócio de um restaurante, esses são alguns dos gastos obrigatoriamente envolvidos:

  • Equipamentos de cozinha;

  • Honorários do contador;

  • Custos com o aluguel do ponto (reforma, caução, etc);

  • Recrutamento e contratação de funcionários;

  • Compra de móveis para o salão;

  • Contratação de um sistema para restaurante.

Importante: quando você chegar a um valor de investimento inicial, acrescente 20%. Assim, em caso de imprevistos, há uma reserva, de modo que você não estoure seu orçamento.

Capital de giro

O capital de giro é o valor mínimo necessário para garantir o funcionamento do negócio. Você pode calculá-lo somando todas as despesas recorrentes, como:

  • Aluguel;
  • Custo dos insumos;

  • Salários e pró-labore;

  • Encargos (trabalhistas e patronais);

  • Impostos;

  • Água, luz e gás – restaurantes consomem muito esses recursos;

  • Divulgação.

Reserva financeira

Nenhum negócio dá lucro logo de cara. Por isso, é importante contar com uma reserva financeira que seja suficiente para cobrir o capital de giro durante alguns meses. Deste modo, você garante que haverá recursos suficientes para garantir o funcionamento do restaurante.

Taxa de payback

Essa é, provavelmente, a informação que mais te interessa. A taxa de payback é uma estimativa de quando você terá o retorno do valor que investiu no negócio.

Ela é feita por meio da análise do fluxo de caixa, para saber quando o valor acumulado se equiparará ao investimento inicial. Quanto mais curto o período, melhor!

Análise de fornecedores

plano de negocio de um restaurante
Escolher os fornecedores somente pelo preço nunca é uma boa opção.

Os insumos de qualidade são fundamentais para o sucesso de um restaurante. Quem come fora quer comida saborosa, fresca e  preparada com qualidade!

Portanto, antes mesmo de abrir as portas, é essencial saber quais serão seus parceiros estratégicos para o fornecimento de ingredientes de qualidade, por um preço justo.

Não tenha preguiça de pesquisar! Procure vários provedores para cada insumo e monte uma planilha para comparar preços e prazos de entrega. Se você conhece outros proprietários de restaurantes, vale a pena conversar com eles e conferir quais são os fornecedores por eles recomendados.

Lembre-se: às vezes, o barato sai caro. Não vale a pena valorizar um custo mais baixo se isso comprometer a qualidade!

Plano operacional

Parte do plano de negócio de um restaurante também é definir e documentar como ele vai funcionar. Estipule:

  • Horário de funcionamento: você vai atender no almoço, jantar, ou ambos?

  • Forma de atendimento ao cliente: você vai oferecer delivery, buffet, rodízio ou à la carte?
  • Capacidade produtiva: quantas pessoas você pretende atender por dia, semana ou mês? Se você trabalhar apenas com marmitex ou prato feito, também é possível traçar metas para o número de refeições vendidas.

  • Rotinas administrativas: se você tiver sócios, defina quem vai se ocupar de cada função administrativa.

  • Quantidade de funcionários: quantos empregados você vai precisar para fazer o restaurante funcionar? Pelo menos no início, é interessante que você mesmo coloque a mão na massa, para economizar em salários e encargos.

Missão, visão e valores

Com o plano de negócio quase pronto, é a hora de montar o perfil institucional do seu restaurante.

Não subestime essa etapa: em uma época com consumidores cada vez mais exigentes, a preocupação com os valores nos quais a empresa acredita é cada vez maior. Defina:

  • Missão: qual é a razão de ser do seu negócio? O que o torna único? Essas são as informações a ser colocadas na missão.

  • Visão: é a meta de longo prazo do negócio.

  • Valores: no que o seu negócio acredita? Sustentabilidade? Responsabilidade social? Boa comida a um preço acessível? Você decide!

Conclusão: fazer o plano de negócio de um restaurante é fundamental para começar o negócio com o pé direito

O caminho para um negócio de sucesso começa antes mesmo de ele abrir as portas. No caso do mercado gastronômico, o planejamento estratégico de um restaurante é o que deve orientar os proprietários a respeito do que fazer ou deixar de fazer, com base tanto no cenário externo quando na proposta do negócio.

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