10 dicas fundamentais para que seu delivery de comida seja um sucesso

10 dicas fundamentais para que seu delivery de comida seja um sucesso

Para montar um delivery de sucesso, não basta começar a entregar comida a domicílio: é preciso planejar e organizar as operações.

O delivery tem se incorporado cada vez mais aos hábitos alimentares e de consumo dos brasileiros. Os números estão aí para provar: de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o faturamento com a entrega de comida bateu os R$ 9 bilhões só em 2015!

Além disso, especialistas apontam que, contrariando estereótipos, as famílias são as que mais pedem comida a domocílio – principalmente aos fins de semana, quanto todos estão em casa e cozinhar para todos é mais trabalhoso. Mais pessoas e a ausência de gastos com deslocamento significa um ticket médio mais alto!

Para os estabelecimentos, oferecer um serviço de delivery traz muitas vantagens: em dias nos quais as pessoas preferem não sair de casa (como os de chuva forte), seu faturamento é menos afetado. Fora que, se o salão estiver cheio, você pode continuar atendendo – e faturando!

Entretanto, não basta contratar um motoboy e começar a entregar: a gestão de um serviço de entregas é muito mais complexo que a administração de um restaurante!

Comece com o pé direito: confira estas 10 dicas fundamentais para montar um delivery de sucesso e domine o mercado!

Clique e vá direto ao assunto que te interessa:

  1. Pense grande e comece pequeno
  2. Divulgue o serviço
  3. Diferencie-se da concorrência
  4. Tenha embalagens inteligentes
  5. Invista na fidelização de clientes
  6. Não se esqueça dos aplicativos
  7. Leve os feedbacks dos clientes em consideração
  8. Mantenha o cardápio especializado
  9. Mantenha um cadastro de clientes
  10. Tenha um sistema delivery para ajudar a coordenar as operações

1. Pense grande e comece pequeno

delivery de sucesso
Não faça altos investimentos no delivery sem planejamento.

O delivery tem muito potencial para aumentar a sua clientela e o seu faturamento, por um valor relativamente baixo. Ainda assim, como tudo no mundo dos negócios, é preciso que você avalie se este investimento vale a pena.

O ideal é começar pequeno, mas pensando grande: não vá fazendo entregas por toda a cidade logo de cara! Inicie as operações com um teste na região do seu estabelecimento. Além disso, vale a pena começar apenas os pratos de montagem mais simples, de modo que você não tenha que investir em embalagens específicas logo de cara. Se der tudo certo, você pode – e deve! – fazer o serviço crescer.

Depois de algum tempo, avalie os resultados. É preciso ter alguns fatores em conta:

  • O real interesse dos clientes. Às vezes, a proposta de um estabelecimento não combina bem com a do delivery, e os clientes preferem visitar o restaurante a receber a comida em casa.

  • Se a procura é homogênea. O movimento no delivery tende a ser maior nos finais de semana. Caso ele não seja vantajoso nos demais dias, você pode restringir o serviço apenas às sextas, sábados e domingos.

  • O retorno financeiro trazido pelo delivery. Se, em seu teste, o serviço nem ao menos se pagou, ele provavelmente não vale a pena.

2. Divulgue o serviço

delivery de sucesso
As mídias digitais são perfeitas para fazer uma divulgação de alto impacto de seu delivery.

Por mais que o seu estabelecimento já seja conhecido, é essencial que o público fique sabendo de seu novo serviço. Por isto, uma vez que você tenha definido como ele vai funcionar – pelo menos no início – é hora de divulgá-lo em sua região de atuação.

Os anúncios em redes sociais são uma excelente ferramenta para isto: ao fazer a segmentação, você pode atingir apenas o público local, que vive ou trabalha nos bairros que você vai atender. Outra vantagem é que as ações são mensuráveis, assim, você pode investir apenas nas que efetivamente dão resultado.

Ainda assim, não dispense a mídia offline. Você pode distribuir panfletos, em estabelecimentos comerciais locais e prédios residenciais. É uma poderosa ferramenta de divulgação!

Caso o serviço tenha restrições de produtos ou de zonas de entrega, deixe isto explícito nos materiais. Do contrário, você pode acabar com clientes frustrados, tudo o que você não quer!

3. Diferencie-se da concorrência

delivery de sucesso
Os clientes não são atraídos por mais do mesmo. Para que o seu delivery seja um sucesso, ele tem que se diferenciar do serviço da concorrência!

Muitos proprietários de restaurantes já perceberam que um bom serviço de delivery pode ser uma verdadeira mina de ouro. Portanto, se você pretende se lançar a este mercado, saiba que a concorrência será acirrada! Deste modo, uma das suas missões mais importantes é buscar dar ao público motivo para usar o seu serviço ao invés de ir aos concorrentes.

Brindes, descontos, compromisso com uma entrega rápida… Estude os estabelecimentos que competem com você e analise uma necessidade que eles não cobrem. Ela pode ser a oportunidade que você procurava para expandir os negócios!

4. Tenha embalagens inteligentes

delivery de sucesso
As embalagens podem parecer um mero detalhe, mas são muito importantes para garantir a satisfação dos seus clientes.

Uma das maiores dores de cabeça de estabelecimentos que oferecem delivery é a qualidade da comida quando ela chega na casa do cliente. Problemas como uma pizza com os recheios misturados, massas com molho vazando da embalagem e bebidas quentes não passam despercebidos!

Não há escapatória: é preciso investir em embalagens apropriadas para os produtos que você entrega. Trabalhe junto com empresas especializadas para criar compartimentos que preservem ao máximo as características dos pratos, não vazem e os mantenham na temperatura ideal.

Tudo isto mostra que você se importa com a experiência do cliente, exatamente como deve ser. O cuidado é um poderoso fator de fidelização! Saiba mais sobre isso na próxima dica!

-

5. Invista na fidelização de clientes

Não, nós não cansamos de bater nesta tecla! Manter um cliente antigo custa entre 5 e 7 vezes menos que conquistar um novo. Fidelizar não é uma escolha: é questão de garantir a sobrevivência do seu estabelecimento!

O seu delivery não é exceção. Você não quer que seus clientes peçam apenas uma vez: quer que eles sejam assíduos!

O primeiro passo é, obviamente, oferecer um serviço de alto nível. Entretanto, este é só o começo: contar com um programa de fidelização é importantíssimo. E você nem precisa ir assim tão longe! Oferecer um brinde para pedidos acima de um valor específico ou uma refeição grátis a cada dez consumidas são ações simples, mas com um efeito poderoso.

6. Não se esqueça dos aplicativos

delivery de sucesso
Os aplicativos de delivery de comida chegaram para ficar. Use-os a seu favor!

Ficar pendurado no telefone é coisa do passado. Hoje, há uma forma muito mais ágil de se fazer um pedido em um delivery: os aplicativos especializados em delivery. Eles permitem que, com poucos toques – e sem usar o telefone – seu cliente não apenas faça o pedido, como, também, pague por ele.

Estas soluções vieram para ficar: se você quiser conquistar – e manter – uma boa fatia de mercado, é essencial trabalhar com eles.

Não tenha medo de corroer seu faturamento: geralmente, os desenvolvedores cobram uma comissão sobre o valor de cada venda, que costuma ficar entre 10 e 15%. Você só paga pelo uso se efetivamente vender!

7. Leve os feedbacks dos clientes em consideração

delivery de sucesso
Quando o seu cliente te diz algo, você deve ouvi-lo, mesmo que o feedback seja negativo.

As redes sociais, os sites e os aplicativos personalizados deram muito mais voz aos clientes. Deste modo, os estabelecimentos recebem muito mais feedback (positivo ou negativo) do que antes. Não basta agradecer os bons e ignorar os ruins: é preciso levar todos eles em consideração: às vezes, pode ser que o público note um ponto fraco do seu serviço que você não tinha notado.

Além disso, é essencial sanar eventuais casos de insatisfação do cliente. É possível que o saldo da experiência seja positivo e que ele não apenas saia satisfeito, mas divulgue seu estabelecimento a conhecidos.

8. Mantenha o cardápio atualizado

delivery de sucesso
Não há problema algum em parar de servir certos itens. O problema é não atualizar o cardápio!

Se você usa técnicas de engenharia de cardápios, sabe que alguns pratos simplesmente não são rentáveis: seja porque os ingredientes são caros ou porque eles não têm muita saída, não vale a pena mantê-los no cardápio.

Não há problema algum em remover determinados itens do menu: você, como empresário, tem que tomar uma atitude. O problema é parar de vender um prato e não fazer a alteração correspondente no cardápio! Novamente, é algo que pode frustrar muito o cliente.

Portanto, mantenha o menu sempre atualizado. Não custa nada! Por mais que alguns clientes possam deixar de fazer pedidos com você, você preserva a reputação do seu estabelecimento.

9. Mantenha um cadastro de clientes

delivery de sucesso
Um cadastro que armazena os itens pedidos pelos fregueses é perfeito para indicar-lhes outros pratos semelhantes.

O atendimento personalizado é um fator que dá uma enorme vantagem competitiva a qualquer negócio.

Pense como consumidor: não é incrível como quando a pessoa que te atende te chama pelo nome, conhece suas preferências e te indica novos itens baseado nelas?

Deste modo, esforce-se para que o seu negócio ofereça o mesmo. Mantenha um cadastro dos clientes – principalmente os fiéis – e encoraje sua equipe para que eles trabalhem como consultores, ao invés de meramente empurrar qualquer mercadoria para o cliente.

Garantimos: o público vai notar a diferença. O resultado virá sob a forma de mais clientes fiéis e, consequentemente, mais lucro.

10. Tenha um sistema delivery para ajudar a coordenar as operações

delivery de sucesso
Controlar o delivery de forma automatizada é muito mais fácil que fazê-lo no papel.

Criar um delivery de sucesso é um desafio, sem sombra de dúvidas. Superá-lo fica muito mais fácil se você tem um sistema de gestão para te ajudar.

Com ele, você pode administrar os custos e os retornos que ele te traz, de modo a saber se o serviço realmente dá retorno, ou é apenas um gargalo de custos.

Além disso, com a funcionalidade de cadastro de clientes fica muito mais fácil prestar o atendimento personalizado que o público quer: você pode acessar os últimos pedidos, para saber o gosto daquela pessoa e dar sugestões.Também é possível controlar as entregas, saber quanto tempo elas levam para chegar e quais são os entregadores mais eficientes.

Gostou do conteúdo? Confira mais dicas para tornar seu restaurante um sucesso neste material gratuito e exclusivo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: