como fazer uma queima de estoque

Quem sabe como fazer uma queima de estoque tem muito a ganhar com ela. Entretanto, apenas reduzir os preços não é sinônimo de sucesso: é preciso um planejamento meticuloso para que a ação seja efetiva.

Estoque parado é dinheiro parado. Todos os administradores de estabelecimentos varejistas sabem disso!

É por isso que, às vezes, vale mais a pena reduzir os preços dos itens só para escoá-los do que insistir nos valores integrais e ficar com o seu precioso dinheiro preso na armazenagem. Em outras palavras, é preciso fazer uma queima de estoque.

Por mais simples que essa estratégia pareça simples, a redução dos preços por si só não é garantia de sucesso: como tudo no mundo empresarial, é imprescindível que cada passo seja planejado para que, ao fim da promoção, você não saia no prejuízo.

Preparamos um passo a passo para que você aprenda como fazer uma queima de estoque lucrativa e que trará resultados reais a seu negócio. Confira:

Clique para ir direto ao assunto que te interessa:

  1. Identifique se é a hora certa de fazer uma liquidação
  2. Determine quais itens farão parte da queima de estoque
  3. Calcule qual será o desconto oferecido e em quais condições
  4. Estipule uma duração –  e cumpra-a!
  5. Invista em divulgação
  6. Aproveite a ocasião para fidelizar clientes mais antigos
  7. Faça uma análise dos resultados

 

1. Identifique se é a hora certa de fazer uma liquidação

como fazer uma queima de estoque
Fazer uma queima de estoque em uma época na qual as pessoas se presenteiam tende a melhorar os resultados.

IPVA, material escolar, presentes de Natal, viagens de férias… É inegável que todos ficamos sob uma intensa pressão financeira no mês de janeiro!

É por isso que essa é uma época tradicional de promoções no varejo: com o público tendendo a fechar a carteira, os lojistas se adaptam, para que a receita não seja prejudicada. De quebra, é uma ótima oportunidade para escoar aqueles itens encalhados no estoque, herança do Natal e da Black Friday.

Isso só mostra como o timing é fundamental para que uma queima de estoque seja bem-sucedida. É preciso alinhar as necessidades do estabelecimento (escoar itens que não foram vendidos) com as dos consumidores (comprar gastando menos).

De modo geral, datas especiais são excelentes para fazer promoções. Nas épocas de Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, etc, os consumidores estão naturalmente inclinados a gastar mais para alegrar as pessoas queridas com um belo presente. Some este impulso a uma vantagem ou redução dos preços e veja as vendas subirem como mágica!

2. Determine quais itens farão parte da queima de estoque

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Em algumas situações, não é recomendável oferecer descontos em determinados itens.

 

Nem sempre é vantajoso que um determinado item tenha um desconto. Às vezes, reduzir o preço pode ser um tiro no pé.

Um bom exemplo disso é o lançamento de um produto: muitos lojistas se sentem tentados a reduzir seu preço no para dar o pontapé inicial nas vendas. O problema disso é que o cliente que deixar para comprá-lo depois vai sentir que saiu perdendo – ou, pior, que foi lesado pela loja.

Itens com boa saída são outros que não devem ter os preços reduzidos. Afinal, não se mexe em time que está ganhando!

Outra situação que exige cuidado é quando você tem uma margem de lucro muito pequena sobre as mercadorias. Reflita: será que vale a pena sacrificá-la para escoar os itens ou aumentar as vendas? Não há outra maneira de fazer isso sem que você arrisque ficar no prejuízo?

3. Calcule qual será o desconto oferecido e em quais condições

 

como fazer uma queima de estoque
Chegar à cifra do desconto que você vai oferecer exige muita análise.

 

Você já decidiu quando fazer a liquidação e quais itens terão desconto? Então chegou a hora de definir a porcentagem e as condições da redução.

Essa é uma etapa muito mais importante do que parece. As regras devem estar muito claras: caso um consumidor se sinta lesado, você pode acabar denunciado no PROCON! Além disso, é preciso colocar os custos na ponta do lápis para saber exatamente o valor do desconto que você pode oferecer.

Atenção: não é só o valor do item que você tem que levar em conta, mas o custo total da venda! Isso também inclui os gastos que você tem com a loja (aluguel, contas e manutenção), todos os impostos, divulgação e funcionários. A partir daí, você sabe quanto você efetivamente ganha com cada item vendido e pode estabelecer um valor de desconto compatível com as suas possibilidades.

Tenha em mente que apenas reduzir o preço não é a única forma de fazer uma queima de estoque incrível. Veja mais algumas ideias:

  • Descontos progressivos. Você pode oferecer um abatimento do valor total da compra, que aumenta conforme a quantidade de itens que o cliente leva.

  • Leve 2, pague 1. O nome é autoexplicativo. Na prática, o cliente leva cada item com 50% de desconto, mas vai se sentir sentir que levou algo de graça e que fez um excelente negócio.

  • Brindes. A cada x reais em compras, seu cliente pode ganhar um brinde. O benefício o encorajará a gastar mais do que ele faria normalmente.

 

4. Estipule uma duração – e cumpra-a!

 

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Fazer uma queima de estoque por tempo limitado aguça o instinto de escassez dos clientes, o que resulta no aumento das vendas.

 

Um dos objetivos de toda queima de estoque é fazer com que o cliente se sinta beneficiado, nunca lesado. O sentimento de que ele fez um bom negócio pode fazê-lo voltar muitas vezes, mesmo em épocas sem liquidação.

Por isso, é muito importante manter as condições da promoção sempre claras, incluindo a sua duração. Estabeleça um período para ela, e cumpra-o!

É claro que você sempre pode prorrogá-la se perceber que os resultados foram ótimos. Só não o faça no último minuto: anuncie isso com alguns dias de antecedência, para que o cliente não sinta que foi enganado.

Se a promoção durar enquanto houver estoque, deixe isso claro: do contrário, um cliente que te visite depois de você receber um novo carregamento do fornecedor vai se sentir passado para trás.

5. Invista em divulgação

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Use as redes sociais para que as pessoas cheguem até você.

 

De que adianta fazer uma promoção e não contar para ninguém? Investir em divulgação é fundamental!

Isso significa ir além dos tradicionais cartazes e pinturas nas vitrines: isso só atinge quem passa pelo local com frequência. Pense grande!

Usar as publicações pagas das principais redes sociais é uma excelente opção. Isso permite que você chegue exatamente ao público que tem mais chances de comprar de você, sem gastar muito.

Por exemplo: digamos que você tenha uma loja de bijouterias. É possível fazer anúncios segmentados para mulheres de uma faixa etária específica, que vivam em uma região definida. Assim, sua mensagem chega exatamente a quem tem mais probabilidade de comprar em sua loja.

6. Aproveite a oportunidade para fidelizar clientes mais antigos

 

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Manter clientes antigos diminui significativamente o custo da venda.

 

Quem realmente sabe como fazer uma queima de estoque já conhece todos os seus benefícios – que vão além do escoamento de itens encalhados e o aumento das vendas. Elas também são uma excelente oportunidade para mostrar a clientes antigos e fieis como você valoriza o relacionamento com eles.

É muito simples: você pode avisá-los antes de todos da liquidação, ou, até mesmo, dar um desconto extra, ou em itens exclusivos, a esse grupo. O gesto pode ser simples, mas a sua clientela o apreciará muito, aumentando as chances de que ela continue comprando de você.

7. Faça uma análise dos resultados

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A análise dos resultados de oferece informações valiosas sobre o seu negócio.

 

Depois de tudo calculado, divulgado e vendido, chega o encerramento: mensurar os resultados! Isso é importante para que você identifique exatamente o que deu certo e o que não deu, servindo de aprendizado para as próximas queimas de estoque.

Veja também o nosso guia completo de 10 tipos de estoque para aplicar em seu negócio:

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