Como escolher um ponto comercial para restaurante: 13 fatores determinantes para o sucesso

Como escolher um ponto comercial para restaurante: 13 fatores determinantes para o sucesso

Saber como escolher um ponto comercial para restaurante é um aspecto básico da possibilidade de sucesso do estabelecimento. Avaliar alguns fatores é fundamental para saber se um ponto é o ideal.

Como escolher o ponto comercial ideal? Essa é a pergunta que martela a cabeça de empreendedores que dão os primeiros passos na administração de restaurantes. Como muitas coisas nesse mundo, não há uma receita de bolo: cada estabelecimento é único, e, consequentemente, se beneficiará de imóveis com características distintas.

No caso de um restaurante, há algumas dicas para escolher o ponto comercial que facilitam muito esse processo. Ainda assim, é preciso ter paciência: a busca pode levar alguns meses! Nesse guia, você aprende 13 fatores que são muito importantes para determinar o potencial de um ponto comercial para um restaurante, para que você faça a escolha da melhor maneira possível. Confira e comece seu negócio com o pé direito:

Clique para ir direto ao assunto que te interessa:

  1. O posicionamento de mercado do seu estabelecimento
  2. O público que você pretende atender
  3. A concorrência próxima ao ponto
  4. A infraestrutura próxima ao ponto
  5. As vias de acesso disponíveis para que o cliente chegue ao restaurante
  6. As taxas de criminalidade no local de funcionamento do restaurante
  7. O preço do aluguel
  8. A taxa de condomínio, se o ponto for em um shopping ou centro comercial
  9. O custo das modificações necessárias no imóvel
  10. A metragem disponível para cada ambiente do restaurante
  11. Problemas estruturais no imóvel
  12. Os pormenores do contrato de aluguel
  13. As necessidades da região onde você pretende instalar seu restaurante

1. O posicionamento de mercado do seu estabelecimento

como escolher um ponto comercial para restaurante
Restaurantes refinados pedem um ponto distinto de estabelecimentos mais populares.

Via de regra, o melhor ponto comercial para um restaurante é em um local com alta demanda por seu tipo de serviço.

Por exemplo: em locais com muitos prédios comerciais, com alta concentração de pessoas que não têm muito tempo para almoçar, as chances de que um buffet a quilo seja um sucesso são altas.

Entretanto, dependendo do seu posicionamento de mercado, um ponto em um local com alta circulação de pessoas pode não fazer tanta diferença. Por exemplo: o foco de um restaurante de comida molecular não é a praticidade, mas oferecer uma grande experiência. Grande a ponto de atrair pessoas de todas as partes da cidade – e até de outras – para experimentá-la! Nesse caso, um ponto em uma rua movimentada não faz tanta diferença – mas você terá que investir em divulgação!

Só que isso não significa que a escolha do ponto comercial ideal seja menos importante! Como você verá a seguir, há muitos outros fatores importantes para o potencial do seu estabelecimento além da quantidade de pessoas que passa por ele todos os dias.

2. O público que você pretende atender

como escolher um ponto comercial para restaurante
Entender as preferências e necessidades do seu público é fundamental antes de escolher um ponto comercial.

Você deve ter a proposta do seu restaurante em mente antes de sair à caça do ponto comercial perfeito. Ele deve se ajustar ao estabelecimento que você pretende montar, não o contrário!

Portanto, ao visitar um ponto em potencial, você deve vê-lo com os olhos do público que pretende atingir. Ele é mais popular e tem como objetivo único comer por um preço mais baixo? Então você deve procurar por um local que permita acomodar muitas pessoas, já que o seu lucro virá da alta quantidade de refeições vendidas.

Agora, se os seus clientes estão em busca de uma boa experiência acima de tudo, a quantidade não importa tanto: é preciso focar em encontrar um local que tenha o potencial de ser um excelente ambiente, onde seus clientes se sentirão em casa que dará vontade de voltar.

3. A concorrência próxima ao ponto

como escolher um ponto comercial para restaurante
Por mais importante que a análise da concorrência seja, nem sempre ter muitos restaurantes ao redor do seu será ruim.

Todo empresário sabe: é preciso saber com quem você concorre. É a única maneira de criar diferencial competitivo e sair na frente! É por isso que saber quais são os outros restaurantes nas proximidades é uma etapa importante da avaliação do potencial de um ponto comercial.

O que nem todo mundo imagina é que a existência de outros estabelecimentos nas imediações não é, necessariamente, um empecilho.

Veja o exemplo do restaurante a quilo em uma zona comercial que mencionamos um pouco antes: se houver sinais claros de saturação dos demais estabelecimentos, como demora e longas filas, aí pode haver uma oportunidade de negócio. Agora, se os restaurantes existentes absorvem bem a demanda, dificilmente haverá espaço para mais um.

Além disso, se não há um estabelecimento nos mesmos moldes do que você pretende abrir na região, sinal amarelo. Isso não é necessariamente uma coisa boa: pode ser que ninguém tenha investido na ideia justamente porque ela não tem potencial naquele local!

Em suma, é preciso estudar a questão a fundo: gaste a sola do sapato, caminhe muito pela região e converse com quem passa por ela com frequência para saber se há espaço para mais um estabelecimento ali.

4. A infraestrutura próxima ao ponto

como escolher um ponto comercial para restaurante
Transporte público ou estacionamento nas proximidades pode ser fundamental para atrair clientes.

Por mais que o fluxo de pessoas nem sempre seja determinante ao escolher o ponto comercial para restaurante, a infraestrutura próxima ao local sempre é! Isso independe do público que você pretende atingir.

Por exemplo: clientes de classe média alta valorizam a presença de um estacionamento nas proximidades e localidades com um aspecto melhor. Agora, o público com menor poder aquisitivo geralmente se interessa por locais próximos à sua residência ou aos quais se pode chegar facilmente por meio do transporte público, o que barateia o deslocamento.

Só não caia na armadilha de escolher um ponto exatamente em frente a um ponto de ônibus: ele provavelmente ocupará boa parte da calçada e ocultará seu estabelecimento.

5. As vias de acesso disponíveis para que o consumidor chegue ao restaurante

como escolher um ponto comercial para restaurante
Um ponto de difícil acesso seguramente custará clientes a seu restaurante.

Nas grandes cidades, o deslocamento é uma preocupação constante das pessoas: elas tendem a valorizar estabelecimentos que são facilmente acessíveis a elas. Assim, é fundamental que o ponto do seu restaurante permita que os seus clientes cheguem até você sem maiores problemas.

Por exemplo: se o jantar for a grande estrela do seu restaurante, é importante que o ponto não seja de difícil acesso devido ao trânsito do horário de pico. Acredite: isso vai te custar clientes!

-

6. As taxas de criminalidade no local de funcionamento do restaurante

como escolher um ponto comercial para restaurante
Altas taxas de criminalidade também são um fator que repele clientes.

Você iria a um restaurante que fica em um local inseguro? Provavelmente não, certo?

É por isso que, antes de escolher um ponto comercial para restaurante, você deve pesquisar sobre a segurança da região.

Leia as editorias de segurança dos jornais locais e consulte os dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública local. Assim, você evita escolher um ponto que potencialmente sabotará o sucesso do seu estabelecimento.

7. O preço do aluguel

como escolher um ponto comercial para seu restaurante
Se o ponto comercial dos sonhos comprometer seu orçamento, procure outro.

O preço do aluguel é um aspecto básico na hora de escolher um ponto comercial para restaurante. Entretanto, nem todo mundo dá a atenção devida a ele.

É preciso ter em mente que seu negócio, por melhor planejado que seja, não vai dar lucro nos primeiros meses. Assim, é preciso ter uma reserva financeira para assegurar a cobertura tanto do capital de giro do restaurante quanto das suas despesas pessoais.

Quanto mais alto o valor do aluguel, mais apertado o seu orçamento fica. Qualquer imprevisto pode fazer com que seu restaurante dê os primeiros passos já no vermelho!

Assim, quando você encontrar aquele lugar sensacional, mas com aluguel astronômico, pergunte-se: o sacrifício financeiro vale a pena? Será que aquele ponto é realmente fundamental para o sucesso do seu negócio? Não existe nenhum que seja semelhante e tenha um valor mais em conta?

8. A taxa de condomínio, se o ponto for em um shopping ou centro comercial

como escolher um ponto comercial para restaurante
Por mais vantajoso que abrir um restaurante em um shopping seja, isso não cabe no bolso de todo mundo.

Segurança, fluxo constante de pessoas e excelente infraestrutura. Eleger um grande shopping ou até mesmo um pequeno centro comercial de bairro como o ponto do seu restaurante tem várias vantagens.

Entretanto, isso tem seu preço. Além de os aluguéis serem mais caros, esses locais cobram uma taxa de condomínio dos comerciantes. Assim como em um edifício residencial, o valor é cobrado com o intuito de cobrir gastos comuns, como a limpeza e a segurança dos corredores.

É importante verificar se esse custo fixo, junto com o aluguel mais elevado, não comprometerá seu orçamento. Abrir um negócio é claro e envolve muitos imprevistos, começar no vermelho é tudo o que você não quer!

9. O custo das modificações necessárias no imóvel

como escolher um ponto comercial para restaurante
O arquiteto é o profissional indicado para te orientar quanto às alterações necessárias no imóvel.

É praticamente impossível que você encontre um ponto para restaurante que seja perfeito e não precise de nenhuma modificação. O caráter e a quantidade das adaptações são as únicas variáveis,

Nessa hora, é preciso avaliar o valor estimado da reforma e o preço do aluguel. Às vezes, um ponto pode ser caro, mas as alterações necessárias nele são mínimas – ou o contrário.

Um arquiteto é de muita ajuda nessa hora. Esse profissional, além de fazer um orçamento da obra, pode te acompanhar na visita e estabelecer se suas ideias de decoração são viáveis naquele espaço.

10. A metragem disponível para cada ambiente do restaurante

como escolher um ponto comercial para restaurante
A escolha do ponto comercial do seu restaurante deve levar em consideração o tamanho que cada espaço deve ter.

Escolher um ponto comercial para restaurante significa encontrar um local que simplifique suas operações, não o contrário! Afinal, de nada adianta o seu restaurante ter um salão espaçoso e confortável enquanto sua equipe de cozinha trabalha apertada!

Tenha em mente que você precisará de um espaço considerável para o salão, a cozinha e o estoque. No salão, o ideal é que haja uma proporção com cerca de 1m² por cadeira, de modo a garantir um nível razoável de conforto. –  em restaurantes fast food, focados na rapidez, ela pode ser menor. Já o armazenamento deve girar em torno de 15m² para não ficar apertado.

Também é muito importante considerar que a cozinha industrial de um restaurante deve ser muito mais espaçosa do que um cômodo comum, já que ela abrigará equipamentos grandes. Sua metragem total pode ultrapassar os 50m² dependendo do porte do estabelecimento e somando todas as áreas (pré-preparo, manipulação de alimentos quentes e cocção).

11. Problemas estruturais no imóvel

como escolher um ponto comercial para restaurante
Todos os indícios de danos estruturais devem ser investigados.

Rachaduras, infiltrações e vazamentos. Esses pequenos problemas podem se transformar em uma grande dor de cabeça com o tempo!

Os problemas estruturais são um fator que merece muita atenção na escolha do ponto para um restaurante. Uma inocente rachadura pode ser um sinal de que o imóvel como um todo está comprometido. Novamente, recomenda-se visitar o local junto com o seu arquiteto, para que ele identifique esses problemas e indique se o imóvel é ou não adequado para receber o seu restaurante.

12. Os pormenores do contrato de aluguel

como escolher um ponto comercial para restaurante
É importante ter assessoria jurídica para assinar o contrato.

Todos os proprietários de imóveis estabelecem uma série de condições para alugá-los. É por isso que os acordos verbais não são recomendáveis, principalmente tratando-se de um ponto comercial.

Exija um contrato por escrito que estabeleça os direitos e deveres de ambas as partes. Analise todos os seus pontos, preferencialmente com o auxílio de um advogado. Assim, você se blinda de problemas judiciais e contratempos como um proprietário que exige a entrega do ponto de uma hora para a outra – sim, isso pode acontecer!

13. As necessidades da região onde você pretende instalar o seu restaurante

como escolher um ponto comercial para restaurantes
Oferecer um serviço adequado às demandas da região do seu ponto é o primeiro passo em direção a um restaurante de sucesso.

Por último, mas não menos importante: ao escolher o ponto comercial para um restaurante, certifique-se de que um estabelecimento nos moldes do seu se encaixa às necessidades da região.

Digamos que, em um bairro eminentemente comercial, haja 5 restaurantes a quilo em um raio de poucas quadras. A princípio, muita gente provavelmente pensaria que esse local está saturado e sairia em busca de outro.

Só que não é assim tão simples: :se esses 5 restaurantes tiverem dificuldades para atender à demanda, com muitas filas e demora, aí há uma oportunidade de negócio. Você só pode tirar uma constatação depois de muito estudo e observação!

Gostou do conteúdo? Complemente o conhecimento com esse material, gratuito e exclusivo, com dicas matadoras para encurtar o caminho até o sucesso do seu restaurante:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: