Black friday em restaurantes: 7 ideias incríveis para aderir

Black friday em restaurantes: 7 ideias incríveis para aderir

A Black Friday Brasil 2017 já tem data: 24 de novembro. Confira dicas de ações para incluir seu restaurante nas promoções e aumentar o faturamento!

Um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que mais de um terço (35%) dos estabelecimentos comerciais deve aderir à black friday. Por que não incluir o seu restaurante?

Afinal, por mais que esta data, importada dos Estados Unidos, seja tradicional do comércio, nada impede que seu negócio gastronômico se junte à ela. É até desejável: como o ritmo de consumo das pessoas ainda está lento, criar ações que favoreçam a economia é essencial para atrair mais clientes.

A tendência, de fato, é que a inclusão do seu restaurante na black friday aumente a receita do estabelecimento. Isso porque promoções fazem com que as pessoas gastem mais: em 2016, houve um aumento de 60% nas vendas nesta época, em comparação com o ano anterior. Só o comércio eletrônico arrecadou algo próximo dos R$ 2 bilhões!

Parece interessante? Então já está na hora de começar a se organizar e adaptar a administração do seu restaurante: falta pouco mais de um mês para a black friday! Confira algumas dicas de ações certeiras para realizar e aumentar o seu faturamento:

Clique para ir direto ao assunto que te interessa:

  1. Faça sorteios pelas redes sociais perto da black friday
  2. Crie promoções secretas
  3. Ofereça itens gratuitos
  4. Ofereça itens por um valor simbólico
  5. Disponibilize combos especiais para a black friday
  6. Crie promoções para grupos grandes durante a black friday
  7. Permita que o cliente leve mais por menos

1. Faça sorteios pelas redes sociais perto da black friday

Se você é usuário das redes sociais (principalmente Facebook e Instagram) com certeza já se deparou com, no mínimo, um sorteio em sua linha do tempo.

A mecânica é quase sempre a mesma. Para participar, o usuário deve marcar um número determinado de amigos, curtir ou seguir um perfil e compartilhar a publicação. Tudo isso aumenta a visibilidade tanto do sorteio quanto da marca, incentivando uma parcela ainda maior do público a participar e a conhecer o seu negócio.

As recompensas oferecidas são diversas: vão desde uma bebida ou sobremesa até uma refeição inteira, ou um número determinado de pratos gratuitos que o ganhador pode consumir quando quiser.

Use os sorteios a favor do seu restaurante na black friday! Crie-o com um pouco de antecedência e invista em sua divulgação, inclusive patrocinando a publicação nas redes sociais. Mesmo quem não ganhar vai entrar em contato com a sua marca, podendo virar cliente caso a proposta do seu restaurante agrade.

2. Crie promoções secretas

Você tem um banco de dados de clientes fiéis? Valorize-os! Afinal, manter clientes atuais é muito mais fácil e barato que conquistar novos. Aproveite a black friday para estreitar a conexão com eles!

Use o meio de comunicação que você tiver com eles para oferecer uma promoção exclusiva. Pode ser um prato com 50% de desconto ou uma sobremesa gratuita, o que importa é que eles se sintam especiais!

Atenção: a promoção deve ser, sim, exclusiva! Já imaginou o cliente chegar e descobrir que a promessa era mentira? Recuperar a confiança dele vai dar trabalho!

3. Ofereça itens gratuitos

Você tem um item em seu cardápio que é uma febre absoluta entre o público? Que tal ousar e torná-lo gratuito por um período determinado próximo à black friday?

Sim, você leu certo! Digamos que o tal item seja um prato principal. As pessoas não vão consumir apenas isto: elas vão, no mínimo, beber alguma coisa. Com o prato principal gratuito, elas também tendem a consumir mais entradas e, principalmente, sobremesas.

Além disso, é uma excelente maneira de fazer o público que já interessava por seu restaurante a finalmente experimentá-lo. Quem ficar satisfeito, vai voltar – com ou sem black friday.

Tampouco é preciso ser extremo a ponto de liberar todos os pedidos de forma gratuita. Uma excelente ideia é criar um evento estilo “os 50 primeiros clientes ganham o nosso carro-chefe de graça”. Isso já terá um efeito incrível sobre o movimento! Dica: nesse caso, distribua senhas para melhorar a organização.

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4. Ofereça Itens por um valor simbólico

black friday restaurantes
Oferecer seu carro-chefe por um preço mais baixo atrai novos clientes para seu estabelecimento.

Se você não tem condições de oferecer algo de graça, também há a opção de disponibilizar um item por preço simbólico. Funciona tão bem quanto!

Digamos que você tenha uma entrada que custa R$ 20 normalmente. Se você vendê-la por R$5, vai encorajar muito mais gente a pedi-la – principalmente quem evita pedir entradas para gastar menos.

Vale ressaltar que essa estratégia é especialmente eficaz quando se trata de sobremesas: muita gente não deixa de degustá-las por falta de vontade, mas porque já consumiram muito e não querem que a conta seja muito alta. Baixe o preço e veja seus pedidos decolarem!

5. Disponibilize combos especiais para a black friday

Os combos são uma estratégia corriqueira de restaurantes para atrair o público que quer comer bem, mas precisa economizar. Durante a black friday, seu restaurante pode usá-los para aumentar a receita e o movimento. Basta criar versões especiais, disponíveis apenas naquela data.

O fundamento para essa ação é o princípio da escassez. Quando nos deparamos com uma oferta especial, por tempo limitado, o impulso para aproveitá-la é muito maior.

Por mais que a ideia seja a oferta por tempo limitado, fique atento aos comentários dos clientes a respeito do combo em questão: pode ser a oportunidade para incluir um item de muito sucesso no cardápio permanente. Converse com o público e a equipe de atendimento para sentir se isso vale a pena.

6. Crie promoções para grupos grandes durante a black friday

Criar promoções que têm como requisito um número mínimo de pessoas ocupando a mesa é uma tática antiga em bares e restaurantes. Aproveite a black friday para criar uma que seja ainda mais atraente!

Por que isso funciona? A exigência de um grupo mínimo torna a promoção mais rentável para o estabelecimento, que poderá trabalhar com descontos ainda maiores. Afinal de contas, dificilmente uma pessoa consumirá apenas o que está na promoção!

Se você for colocar essa ideia em prática, é muito importante trabalhar com um sistema de reservas bem organizado, ou, até mesmo, torná-las obrigatórias. Assim, você evita longas filas e clientes insatisfeitos, que farão propaganda negativa do seu restaurante.

7. Permita que o cliente leve mais por menos

black friday restaurantes
Promoções de double drink são uma ótima opção para a black friday em restaurantes.

Quem não ama coisas grátis? Nós, humanos, somos fissurados por recompensas em geral: conseguir qualquer tipo de vantagem gera uma enorme satisfação. Qual tal usar esse princípio na ação de black friday do seu restaurante?

Uma promoção muito comum é double drink (por exemplo: peça um chopp e ganhe o outro na faixa). Mas você também pode fazer isso para entradas e sobremesas, itens vistos como opcionais por muita gente, incentivando seus clientes a consumir mais. Os resultados serão incríveis!

Black friday 2017: use-a para dar visibilidade a seu restaurante e conseguir mais clientes!

Deu para ver que os restaurantes têm muito a ganhar com a black friday, não é? Fazendo tudo certo você conquista novos clientes, além de um aumento considerável em seu faturamento.

Contudo, você tem que preparar o seu estabelecimento para um movimento muito mais alto que o normal. Incentive as pessoas a fazer reservas com antecedência e, caso sua promoção seja mais agressiva, contrate reforços temporários para a cozinha e o atendimento.

Tome, também, muito cuidado com a gestão de estoque. Reforce os pedidos a seus fornecedores, de modo a evitar quebras justo quando seu restaurante estiver a todo vapor.

Não se esqueça de investir em divulgação! Os posts pagos nas redes sociais, principalmente Facebook e Instagram, têm um enorme poder para trazer mais público até seu estabelecimento.

Você tampouco precisa limitar as ações apenas à data da black friday. Que tal fazer preços especiais durante toda a semana e aumentar a visibilidade do seu restaurante?


Hoje, você aprendeu como o seu restaurante pode participar da black friday. Continue nos acompanhando para receber mais conteúdo de qualidade sobre o mundo do empreendedorismo! Em caso de dúvida, fale com a gente pelo contato@cplug.com.br. 😉

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