Automação de restaurantes: 7 benefícios que ela te proporciona

Automação de restaurantes: 7 benefícios que ela te proporciona

A automação de restaurantes não é um mero luxo: é uma necessidade para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Confira os benefícios de adotá-la em seu estabelecimento.

Em épocas de crise, a população fecha a carteira para tudo que é supérfluo. Isto é um duro golpe para bares e restaurantes: a estratégia das pessoas para cortar despesas geralmente envolve evitar comer fora.

Com isto, é desencadeado um efeito cascata. Com menos clientes, os administradores de estabelecimentos de gastronomia, por sua vez, têm que revisar seus gastos. Seja demitindo ou retirando pratos que não são tão rentáveis do menu, eles sempre tomam uma atitude.

Acontece que cortar gastos a torto e a direito, indiscriminadamente, pode ser um verdadeiro tiro no pé. Não basta reduzir despesas: é preciso averiguar quais gastos realmente te trazem retorno e quais não o fazem. Afinal, a partir deste momento, eles se tornam um investimento.

As soluções de automação para restaurantes muitas vezes não passam pelo crivo dos proprietários. Vistas como mera comodidade, muitos creem que é perfeitamente possível tocar o negócio apenas no papel.

Contudo, na atualidade, automatizar os processos do restaurante não é um luxo: é criar diferencial competitivo perante os concorrentes – algo fundamental em época de crise.

Não convenceu? Então continue lendo! Neste post, você vai aprender 7 vantagens incríveis que a automação para restaurantes traz a seu estabelecimento. Confira:

Clique para ir direto ao assunto que te interessa:

  1. Melhora no atendimento ao cliente
  2. Oferecimento de uma experiência única ao público
  3. Aumento do consumo e do faturamento
  4. Redução dos desperdícios e das perdas
  5. Redução do custo de estoque
  6. Tomada de decisões com melhor embasamento
  7. Gestão financeira mais apurada

1. A automação de restaurantes melhora o atendimento ao cliente

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A automação de restaurantes torna o serviço do seu restaurante muito mais ágil.

Garçons correndo de um lado para o outro, anotando pedidos em uma caligrafia totalmente ilegível e tentando, em vão e aos berros, se comunicar com a equipe de cozinha.

Soa familiar? Este cenário pode até parecer o apocalipse, mas, na verdade, é o que se vê em praticamente todos os restaurantes na hora do rush.

Em meio à bagunça, surgem os ruídos de comunicação. Os garçons não conseguem entender a própria letra, trocam os pedidos das mesas, esquecem que alguém pediu o hambúrguer sem cebola, esquecem pratos prontos na cozinha – que chegam frios à mesa – e muito mais.

O preço do caos é alto: a má qualidade do atendimento pode até não ser intencional, mas ela fará com que muita gente não pise em seu estabelecimento nunca mais, além de falar mal do local a conhecidos.

A automação de restaurantes surge como uma excelente alternativa para melhorar a qualidade do atendimento e garantir que ele seja impecável até mesmo quando a casa estiver cheia. Com poucos toques, os garçons podem transmitir pedidos diretamente à cozinha, dispensando a comunicação verbal.

Deste modo, os garçons só vão à cozinha quando tiverem que retirar um pedido para entregar ao cliente. Isto poupa seu escasso tempo e lhes dá mais liberdade para fazer o que realmente importa: garantir que o público tenha a melhor experiência possível com o estabelecimento.

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2. Oferecimento de uma experiência única ao público

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A tecnologia possibilita que você ofereça um estilo de atendimento inovador a seu clientes.

A alta concorrência no segmento gastronômico faz com que a comida não seja o único fator importante para estes estabelecimentos. Já falamos, vamos falar de novo e continuaremos falando: a experiência do cliente é tudo! Por mais que a automação de restaurantes geralmente seja um recurso usado para facilitar a gestão, ele também pode ser usado com este fim.

Por exemplo: seu cardápio pode ser colocado em um tablet, de modo que o cliente envie seu pedido diretamente à cozinha e o garçom tenha apenas o trabalho de levá-lo à mesa. Pode parecer pouco, mas esta é uma das muitas possibilidades que a tecnologia te oferece para que você ofereça uma experiência inigualável a seus clientes.

3. A automação de restaurantes colabora com o aumento do consumo e do faturamento

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A agilidade no atendimento também tende a aumentar o ticket médio do seu estabelecimento.

Quando seus garçons não estão ocupados anotando pedidos manualmente ou esclarecendo dúvidas da cozinha, eles têm tempo para fazer outras coisas. Entre elas, sua tarefa mais importante: dar atenção ao cliente.

Quando o envio de pedidos à cozinha fica mais fácil, eles podem passar mais tempo em cada mesa, explicando ao público quais são as especialidades da casa e encorajando o público a pedir o prato mais rentável.

A agilidade em tirar os pedidos também poupa o tempo dos clientes, o que é bom para eles e para você. Afinal, se o prato principal chega mais rápido eles têm mais chances de pedir uma sobremesa ou um café. Trocando em miúdos: um ticket médio mais alto.

4. Redução dos desperdícios e das perdas

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A automação faz com que você desperdice menos insumos e os utilize melhor.

Com a automação de restaurantes, não tem erro: você marca o que o cliente pediu – ou ele mesmo o faz –, anota eventuais observações de modo digital e envia o pedido à cozinha.

Ou seja: é praticamente impossível que o atendimento cometa algum equívoco que resulte em erro de pedido, como um hambúrguer que foi pedido sem cebola vir com ou uma carne que deveria ser bem passada vir sangrando. Quando eles acontecem, a responsabilidade é da cozinha.

Com a diminuição dos erros, as perdas também caem. Afinal, haverá menos chances de que um prato não possa ser vendido e tenha que ser jogado fora. A saúde financeira do seu restaurante agradece!

5. Redução do custo de estoque

O equilíbrio é o primeiro mandamento do bom controle de estoque em um restaurante. Na prática, isto significa que tanto comprar de mais quanto de menos vão te trazer problemas.

No primeiro caso, você pode ficar com algum prato em falta devido à ausência de algum insumo fundamental para ele. Já imaginou uma padaria sem farinha? Um restaurante italiano sem macarrão? Uma pizzaria sem queijo? É exatamente isso que pode acontecer! Na segunda, você pode acabar com várias mercadorias no estoque que simplesmente não vão servir para nada.

Ou seja: não basta saber quando comprar, é preciso saber a melhor hora para fazê-lo.

Uma solução de automação de restaurantes pode te ajudar com isso, desde que você registre as entradas e saídas de estoque. Com este mecanismo, você poderá gerar relatórios que revelam quais são os itens fundamentais para o funcionamento do seu estabelecimento, qual é o consumo diário e, consequentemente, como comprá-lo.

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6. Tomada de decisões com melhor embasamento

Quais itens devem ser valorizados na hora da engenharia de cardápios? Abrimos só para o almoço, só para o jantar ou ambos? Oferecer delivery é uma boa ideia?

Todas estas decisões são estratégicas. Consequentemente, têm um importante impacto sobre o funcionamento – e o faturamento – do seu restaurante.

Ainda assim, há muitos empreendedores que costumam tomá-las baseados em seu instinto e em observações empíricas. Nada mais equivocado! Elas precisam ser tomadas com base em dados. E a automação de restaurantes pode te ajudar muito com isso.

Assim como no caso das compras e do estoque, um sistema reúne muitos dados estratégicos sobre o seu negócio. Por exemplo: para decidir entre abrir no almoço e no jantar, você pode verificar os custos operacionais de cada período e as receitas que o seu negócio obtém com cada um deles. Quando suas decisões importantes são tomadas com base nestes dados, elas têm muito mais chances de serem acertadas.

7. A automação de restaurantes permite uma gestão financeira mais apurada

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Como proprietário, você sempre tem que saber quanto há em caixa e os valores que entram e saem.

Você sabe quanto dinheiro seu estabelecimento tem em caixa neste exato momento? Não? Pois deveria saber!

Um controle financeiro não efetivo pode ser o início do fim. Há negócios cujas vendas vão de vento em popa, mas a deficiência nesse controle sela o seu destino. O resultado? Falência!

Um sistema para automação de restaurantes permite que você faça um controle impecável do fluxo de caixa, de modo que você sempre saiba quanto dinheiro tem nele, quanto há por receber e quais os valores que ainda têm que ser pagos.

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