13 dicas fáceis para aumentar o movimento e o faturamento do seu restaurante

13 dicas fáceis para aumentar o movimento e o faturamento do seu restaurante

Seu restaurante só anda vazio? Aprenda a deixá-lo mais movimentado – e torná-lo mais rentável – de uma forma simples e barata!

Abrir um restaurante pode ser um excelente opção para começar um negócio rentável. Só que isso também envolve muitos desafios, como os altos custos, a complexa administração e a falta de clientes. Este último se destaca como uma das principais queixas dos empreendedores de primeira viagem no Brasil.

Para te ajudar com isso, preparamos esse guia com 13 dicas matadoras (e fáceis!) para aumentar o movimento do seu restaurante e, consequentemente, seu faturamento. Confira:

Clique para ir direto ao assunto que te interessa:

  1. Faça a gestão do estabelecimento conforme as boas técnicas de administração de restaurantes
  2. Crie menus atraentes e que usem os princípios da engenharia de cardápios
  3. Capriche no atendimento
  4. Tenha um plano de marketing – e siga-o!
  5. Aproveite datas comerciais e comemorativas
  6. Cogite oferecer delivery em seu restaurante
  7. Feche convênios com outros estabelecimentos da região
  8. Trabalhe com um prato do dia
  9. Instigue a curiosidade dos clientes
  10. Tenha um programa de fidelidade
  11. Dê o devido reconhecimento pelo trabalho da sua equipe
  12. Leve as características da sua região em consideração
  13. Permita que o cliente personalize o prato de uma forma calculada

1. Faça a gestão do estabelecimento conforme as boas técnicas da administração de restaurantes

aumentar faturamento movimento restaurante
O sucesso de um restaurante começa com uma boa administração.

De nada adianta querer que o seu restaurante seja sempre movimentado e tenha um faturamento dos sonhos sem que você faça a lição de casa. Fale por você: você seria cliente assíduo de um restaurante sujo, com porções não padronizadas e com itens sempre em falta? Provavelmente não!

Deste modo, o primeiro passo deve ser a revisão das suas rotinas de gestão. Identifique os problemas que causam prejuízos e levante soluções para todos! A qualidade dos seus pratos caiu? Procure novos fornecedores! Você fica com pratos em falta com frequência porque faltam ingredientes? Reveja a gestão do estoque do seu restaurante e a rotina dos seus pedidos. Você tem um bom índice de vendas, mas o lucro não sobe e você frequentemente fecha o mês no vermelho? Então algo está errado com a sua precificação ou com a ficha técnica!

2. Crie menus atraentes e que usem os princípios da engenharia de cardápios

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Há técnicas que encorajam os clientes a pedirem mais determinados pratos, de uma forma sutil.

O cardápio é o cartão de visitas do seu estabelecimento. Por esta razão, é muito importante que ele tenha um bom aspecto, conforme a proposta do seu negócio.

Entretanto, ele também é um importante veículo de vendas. Há várias técnicas que você pode usar para encorajar os clientes a pedir os pratos mais rentáveis, mas de um modo que está longe de ser forçado: uma delas é a engenharia de cardápios. Trata-se de um conjunto de táticas de design encoraja usa princípios da psicologia para persuadir o público a preferir determinados itens. Use sem medo!

3. Capriche no atendimento

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Uma equipe talentosa e modificada resulta em um atendimento de altíssimo nível.

Se as pessoas saíssem para comer só pela comida, os restaurantes iriam à falência! É preciso encantar os clientes usando todos os sentidos, fazendo com que uma visita a seu estabelecimento seja uma verdadeira experiência.

Boa parte disso é ter um atendimento de altíssimo nível, impossível de esquecer. Novamente, é importante que você, proprietário, pense como consumidor: quando você é cliente assíduo de um restaurante, não é ótimo quando o garçom te conhece pelo nome, sabe as suas preferências e te indica novos pratos com base nelas?

O ideal é que você qualifique e instrua sua equipe a agir assim, usando os pilares da venda consultiva. Não basta empurrar um prato qualquer ao cliente, é preciso que o que lhe for oferecido esteja de acordo com o seu gosto! Acredite: ele não vai esquecer. Ele não apenas vai voltar, como vai te recomendar!

4. Tenha um plano de marketing – e siga-o!

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O marketing digital é um investimento importante principalmente para quem está começando um negócio.

Há quem diga que abrir um negócio e não fazer com que ele esteja presente nas principais redes sociais é como se você não revelasse sua existência a ninguém. Essa é a dimensão da importância da internet para o sucesso do seu negócio!

A boa notícia é que você não precisa gastar boa parte do seu orçamento nisso: é possível obter bons resultados investindo relativamente pouco. Para isso, é importante que você contrate uma agência ou, até mesmo, um profissional autônomo que faça esse trabalho e traga um bom retorno a seu investimento!

5. Aproveite datas comerciais e comemorativas

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As datas especiais também podem ser usadas por restaurantes para melhorar as vendas.

Já é tradição que o varejo aproveite datas comerciais e comemorativas para vender mais. Não é à toa: nessas épocas, as pessoas se sentem mais generosas, e ficam inclinadas a gastar mais para deixar as pessoas queridas felizes com um presente.

Alguns restaurantes já aproveitam essas datas para vender mais. Por que não fazer o mesmo em seu estabelecimento?

Um bom exemplo é a Black Friday, data comercial importada dos Estados Unidos, que já entrou no radar dos proprietários de bares e restaurantes. Aproveite para fazer promoções arrasadoras você também!

6. Cogite oferecer delivery em seu restaurante

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Restaurantes que entregam comida tendem a ter um ticket médio mais alto.

Quem vive nas grandes cidades sabe como deslocamentos podem ser caros e demorados. Não é à toa que o delivery é uma opção cada vez mais popular entre os consumidores! Há muitas vantagens em oferecê-lo em seu restaurante.

Primeiramente, a quantidade de lugares no salão não é mais um limite para a sua capacidade de atendimento: você pode continuar vendendo mesmo quando elas estiverem cheias. Além disso, dias nos quais as pessoas preferem ficar em casa – como os de chuva forte – não prejudicarão tanto o seu faturamento.

Entretanto, o maior benefício observado por quem implementa o delivery geralmente é o aumento do ticket médio.  Afinal, quando as pessoas não gastam com deslocamento, esse dinheiro pode ser gasto com algo como uma entrada ou uma sobremesa.

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7. Feche convênios com outros estabelecimentos da região

aumentar faturamento movimento restaurante
Estabelecimentos complementares que firmam parcerias aumentam significativamente o faturamento.

Se você tivesse a garantia de que um cliente comeria em seu restaurante todos os dias, você daria um desconto a ele? Provavelmente sim, não é?

Infelizmente, não é possível garantir que isso realmente vá acontecer. Ainda assim, você pode dar um empurrãozinho nesse sentido. Os convênios e parcerias com estabelecimentos próximos são uma excelente maneira de fazer isso!

Por exemplo: você pode oferecer descontos exclusivos para quem trabalha em empresas próximas, de modo que esses funcionários almocem em seu restaurante com mais frequência. Ou, caso você não tenha estacionamento próprio, vale a pena firmar o convênio com algum próximo, de modo que os seus clientes gastem menos com isso. Tudo isso atrai mais clientes!

8. Trabalhe com um prato do dia

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Oferecer um prato do dia é bom tanto para o estabelecimento quanto para os clientes.

Na Europa, é comum que os restaurantes trabalhem com um prato do dia, vendido a um valor abaixo da média dos demais itens do cardápio.

Há várias vantagens nisso. A primeira é que, como você sabe que eles terão saída superior aos demais pratos, pode preparar quantidades maiores de uma só vez, de modo a diminuir os custos e as perdas.

Além disso, o preço mais baixo atrairá muitos clientes – que, possivelmente, gastarão mais com outras coisas. Afinal, se o prato principal é barato, eles têm mais chances de pedir bebidas e sobremesas.

9. Instigue a curiosidade dos clientes

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Incentive a criatividade de sua equipe de cozinha! Novos pratos são uma excelente maneira de manter o fluxo de clientes.

Não basta falar “volte sempre”: é preciso dar motivos para que seus clientes queiram fazê-lo! Uma das maneiras de fazer isso é sempre ter pratos novos no cardápio, de preferência por tempo limitado.

Além de instigar a curiosidade dos clientes, essa estratégia ativa o gatilho mental da escassez: se algo não é para sempre, o público sente mais urgência em experimentá-lo. Coloque a cabeça do seu chef para funcionar e tenha sempre algo novo no menu!

10. Tenha um programa de fidelidade

aumentar faturamento movimento restaurante
Restaurantes com programas de fidelidade têm mais chances de estar sempre cheios.

Diversas grandes marcas, como bandeiras de cartão de crédito e companhias aéreas, trabalham com programas de fidelidade. Isso evidencia como eles funcionam bem!

Apesar de muito usados por multinacionais, eles não custam muito. Na verdade, não custam quase nada!

No caso de restaurantes, a estratégia mais comum é oferecer uma refeição gratuita cada dez consumidas. Esse controle pode ser feito tanto em seu sistema quanto com cartões e carimbos. Isso, de fato, fará com que seus clientes voltem sempre!

11. Dê o devido reconhecimento pelo bom trabalho da sua equipe

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Se a sua equipe é boa, ela deve saber disso!

Toda e qualquer pessoa que faça parte da equipe do seu restaurante é fundamental para o sucesso do seu estabelecimento. Assim, contratar pessoas talentosas não é suficiente: é preciso mantê-las motivadas. Isso é importante para que elas deem o melhor de si sempre, mantendo os clientes satisfeitos e aumentando as chances de que eles se tornem fiéis.

Uma boa maneira de fazer isso é estabelecendo metas de desempenho e remunerando a equipe caso elas sejam atingidas (dando um adicional ao salário, pelo menos). Isso diminui a rotatividade de funcionários, o que reduz os transtornos de contratar, demitir e treinar pessoas com frequência.

Acredite: é um custo baixo para manter o serviço em excelentes níveis!

12. Leve as características da sua região em consideração

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Pode ser que sua ideia de negócio não seja compatível com a região na qual ele está instalado.

Prestar atenção à região onde se localiza o seu restaurante é muito importante para ter bons insights sobre estratégias para a fidelização dos seus clientes.

Por exemplo: se você opera próximo a escritórios de grandes empresas, com executivos que ganham bem, ter pratos mais refinados pode ser uma boa alternativa.

Por outro lado, se as empresas próximas a você empregam, sua maioria, pessoas que realizam funções táticas, é interessante que suas refeições tenham preços mais moderados.

13. Permita que o cliente personalize o prato de uma forma controlada

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A possibilidade de personalizar os pratos é um diferencial importante para atrair e fidelizar clientes.

Vivemos em uma época na qual o consumidor está cada vez mais exigente. Parte disso significa que ele valoriza produtos e serviços feitos do seu jeito, que cabem no bolso e atendem às suas necessidades.

No ramo da gastronomia, uma boa opção para seguir a tendência é permitir que o cliente customize a sua refeição, ou, até mesmo, que ele a monte por completo.

É mais simples do que você imagina – e não tem que sair caro. Veja só: ele pode ter a possibilidade de escolher entre carnes e acompanhamentos preestabelecidos por você, por exemplo.

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